Argumentacao Por Medo e Vergonha
A Argumentação Por Medo e Vergonha
A argumentação pelo medo e pela vergonha é uma das piores ferramentas do mundo moderno e está impregnada em nossa cultura.
Não só a argumentação por Medo e Vergonha. Mas a argumentação em geral baseada em manipulação por sentimentos.
Essa modalidade de argumentação pode começar em casa, de uma forma que parece até inocente, mas vai danificando como enxergamos o mundo e assumimos esse comportamento como natural sem questionar:
Se você não comer seus legumes, mamãe vai ficar muito triste. Eu me esforço tanto para fazer uma comida saudável para você… Sabe aquela sua amiguinha Ana que sempre come tudo? A mãe dela me disse como ela é uma criança tão boa e obediente. Você não quer ser como ela? Se você não comer, vou ter que contar para a vovó que você não obedece a mamãe, e ela vai ficar muito decepcionada com você.
Pessoas manipulativas tendem a utilizar esse método argumentativos/manipulativos para convencer suas vítimas apelando para os sentimentos mais nobres das pessoas. Muitas vezes fazendo papel de vítima indefesa.
A argumentação pelo sentimento de modo serve para grupos imporem suas vontades uns aos outros e também para a manipulação política. Transformando qualquer discussão em campos de batalha irracionais, causando até mesmo ruptura familiar, nos últimos 10 anos, quem não presenciou uma situação dessas na sua família?
Além de usar argumentos e manipulações e baseados em sentimentos há também a aplicação de rótulos pejorativos que facilitam a destruição de uma imagem humanizada do grupo inimigo, mas que não é o tópico do assunto hoje, mas pode ser assunto para um outro post.
Os argumentos por sentimentos se confundem com argumentos humanitários. Que vêm sendo utilizados para manipular o cenário geopolítico internacional. Apela-se a sensibilidade humana para tomada de decisões que podem ter uma repercussão terrível para os próprios países que a adotam - de modo geral sem fazer nenhuma pesquisa direta sobre este quadro.
Isso sem falar na suposta dívida histórica de brancos com negros por exemplo. O que gera uma política racial sem um real fundamento a não ser um sentimentalismo sobre o sofrimento pretérito da população ou a dívida e vergonha da Igreja Católica na idade das trevas (mais um rótulo).
Enfim, a argumentação pelo sentimento, pelo medo e vergonha atinge grupos familiares, relações de trabalho, política em uma escala continental e global.
O importante é que você conheça esse argumento e identifique em todos os momentos da sua vida. Não se deixe levar pelo medo e pela vergonha que vem embutidos nas frases e afirmações das pessoas manipulativas que usam essa técnica.