A Torradeira lava louça e o Macarrão na água fria
Algum tempo atrás li sobre o caso do engenheiro que colocou sua torradeira na máquina de lavar. Sim para facilitar a sua limpeza e deu certo! Bastou que ele esperasse tempo suficiente para todos os circuitos estarem completamente secos. No post ele ainda fala sobre outros dipositivos e sua vasta experiência com essa situação.
Confira o blogpost
Mas o mais interessante é a lição que ele tirou disso tudo sobre a conclusão que ele tirou dessa história toda:
Sabedoria Convencional vs. Ignorância Convencional: Muitas vezes, o que é amplamente aceito como verdade pode não ser baseado em evidências ou experimentação.
O experimento é bem interessante e suficiente par acreditar na existência da ignorância conveencional. Mas de certa forma eu ainda estava esperando uma outra e evidência empírica deste fenômeno, já que é extremamente difícil quebrar a ignorância convencional.
Algum tempo depois me deparei com um post no Insta de uma senhora que desafiou a comunidade italiana dizendo que havia aprendido em uma escola italiana que a forma mais rápida de cozinhar macarrão era colocalo na água gelada.
Não demorou muito para eu peceber que aquilo era uma possível hipótese de ignorância convencional já que o post foi trucidado por cetenas ou até milhares de comentários terríveis falando que aquilo ia acabar com o macarrão.
Teve uma pessoa que até usou a lingua italiana como um argumento de autoridade para dizer que as alegações da autora eram ABSURDAS e ULTRAJANTES! E na maioria delas as algações vinham de um conhecimento familiar e que nunca havia sido testado pela própria pessoa.
Isso me lembrou a história do presunto de Natal e a bandeja. Mas isso é um assunto para outro post. Vamos nos manter com esse Post específico para não perdermos o fio da meada.
Então não restava mais nada para mim senão testar a hipótese de maneira empírica e recriar um crime culinário ou destruir uma ignorância convencional de minha vida.
Na hora do almoço adicionei o macarrão à agua gelada. Na hora lembrei de uma vez que meu primo fez isso com uma miojo há muitos anos atrás e ficou horrível porque ele adicionou os ingredientes com a água gelada.
Porém, para minha surpresa ou talvez não tanta surpresa assim, adicionar o macarrão à água gelada, não fez diferença alguma. O macarrão ficou ótimo e al dente, não houve nenhuma mudança na sua textura.
Suponho que o macarrão do meu primo tenha saído ruim por causa de outra coisa, ou quem sabe porque era um miojo ou mesmo que minha memória não esteja tão boa quanto eu penso.
Para acompanhar eu fiz um eu fiz um molho com uma pasta de pimenta, água do próprio macarrão, temperos diversos secos e um creme de ricota que ficou uma delícia.
Suponho que o “mito” da proibição do macarrão na água gelada tenha surgido quando as massas ainda eram caseiras e frescas. Creio que nesse tipo de massa realmente há um problema em adicionar à água gelada porque a massa pode virar um bolo disforme antes de cozinhar. A partir daí a tradição continuou até hoje com as massas industrializadas. Mas isso é só uma hipótese da qual ainda vou testar na próxima macarronada.
Enfim, o importante é questionarmos o conhecimento coletivo ou a ignorância coletiva de forma ativa e empírica. No final sempre seremos crianças aprendendo sobre o mundo.