A beleza é absoluta

Nas minhas navegações do Newsletter do Hackernews de sexta me deparei com um post sobre dois fotógrafos que possivelmente copiaram uma foto um do outro, os dois publicaram a mesma foto em seus blogs. De fato, as fotografias eram idênticas, não haveria nenhuma explicação plausível senão um plágio descarado, entretanto, o desfecho foi surpreendedor, para não estragar a história, leia a matéria original no link abaixo:

!imglink

Bom… como você deve ter conferido, depois de uma análise minuciosa e precisa se chegou a conclusão de que a imagem era levemente diferente, algo como uma diferença entre um milésimo de segundo — UM MILÉSIMO DE SEGUNDO — e enfim, o caso foi resolvido porque os dois também possuiam os arquivos originais de suas fotografias.

O caso é incrível por si só e espero que você tenha gostado dessa história. Depois da leitura, fiquei muitos dias pensando neste caso analisando os seguintes pontos:

  1. Os dois fotógrafos estavam em posições relativamente diferentes, porém escolheram a melhor fotografa;

  2. Os dois fotógrafos provavelmente tinham dezenas ou centenas de fotos para ecolher, porém escolheram a mesma fotografia no exato momento;

  3. Os dois fotógrafos devem ter ficado muito tempo no mesmo local, porém clicaram em um exato momento, em uma onda que refletiu um momento único naquele local;

Depois de refletir muito, só consegui chegar a uma única possibilidade:

A beleza é uma escala absoluta e jamais poderá ser relativizada. Não importa o que tentam empurrar para nós, o que é belo estará sempre profundamente enraízado nos espírito humano.