Se você não escolhe seus valores - alguém vai escolher por você

No filme Air, a historia da Nike no Basquete junto com a Família Jordan. Em vários momentos, nos deparamos com os valores da empresa. Temos cortes específicos, zoom in e out, em que podemos ler os valores estampados nas paredes da empresa. Essa exposição excessiva dos valores refletem o antagonismo entre o Presidente da Empresa (Phil Knight / Ben Affleck) e o Herói Desafiador (Sonny Vaccaro / Matt Damon) que estava vivendo os mesmos valores originais da empresa enquanto que o seu fundador já estava “no sistema”. Achei muito interessante a empresa expor seus valores daquela forma e o filme ter intencionalmente focado nestes valores, apesar de representar Phil Knight como um pastelão perdido no próprio egocentrismo em vários momentos, desconsiderando seu histórico para a própria formação destes valores e a sua manutenção. Enfim, isso não é uma crítica sobre cinema, mas o constante foco nos valores me chamou atenção e me fez relembrar de um texto que eu tenho deixado de lado já faz algum tempo sobre valores pessoais.

Valores da Nike …

nike-values

A exposição dos Valores

E se uma empresa tem seus valores bem expostos. Para serem visíveis para todos, todos os dias em todos os momentos. Porque não, na nossa vida pessoal, deixamos claro para nós mesmos quais são os nossos valores? Valores que possam guiar nossas opiniões, nossas decisões e basicamente todas as ações da nossa vida.

Se não temos valores pré-definidos, específicos e claros para nós mesmos, seremos empurrados em um oceano de opiniões, flutuando conforme a maré e reagindo ao que o mundo a nossa volta tem a oferecer, ao invés de sermos guiados por propósitos maiores, sujeitos a todo o tipo de influência negativa ou positiva, seja qual for, quando a gente não define algo em nossa vida, alguém ou alguma situação definirá por nós - isso vale para tudo, inclusive para nossos valores pessoais.

Desta forma, criei uma rotina de pensar conscientemente nos valores da vida. Sentar pelo menos algumas vezes ao ano para entender o que eu quero com esses valores e para onde minhas ações estão me direcionando. Muito provavelmente ao listar seus valores você irá se deparar com uma lista de valores que vêm da sua família, do seu trabalho, amigos e de pessoas que você tem convivência, são valores adotados, herdados, absorvidos de todas essas fontes e raramente a gente pensa muito sobre eles.

Questionando seus valores

Talvez não tenha sequer ideia por onde começar, o que também pode ser ótimo! Você tem uma lista de valores para preencher do zero. Basta refletir um pouco e se você precisar de ajuda, há muitos livros de filosofia para começar, eu recomendo o Meditações, do Marco Aurélio, que faço uma citação no final deste texto.

Depois de definir extrair seus valores básicos, dificilmente você poderá mudá-los, a menos que tenha passado por alguma grande experiência, uma virada espiritual, filosófica ou qualquer coisa do gênero que possa justificar a mudança. A ideia é justamente que sejam fixos, imutáveis e inquebráveis. Os valores servem para consolidar, solidificar quem você é e quais as suas ações no sentido de cumprir com os seus valores.

O mais difícil é justamente manter seu histórico diante dos seus valores. Compreender se você está realmente os seguindo a risca, se as sua ações refletem o seus valores diariamente, semanalmente, mesalmente eno decorrer de toda uma vida.

Dedicando tempo e atenção para os seus valores, você os terá muito bem definidos, é um dos aliçerces que constitui um homem e a sua vida. Quando você tem sua base forte e direcionada, você não se perderá diantes de tentações e promessas fáceis. Suas decisões se tornam cristalinas, rápidas e isentas de dúvidas e acima de tudo, você não sofrerá desvios dos seus objetivos.

É muito mais fácil rejeitar uma promessa de ganhos rápidos em que você precisa prejudicar um dos seus valores. Porque perder tempo e energia com situações que em primeiro lugar, confrontam seus valores primordiais? Não faz sentido.

De um modo geral, seus valores são universais e estarão presentes em todos os ambientes da sua vida. Na relação com seu trabalho, com a sua família e com seus amigos. Porém, se você quer ser mais preciso, pode criar além dos seus valores primordiais, estas outras instâncias (trabalho - família - amigos). Estes valores deverão estar em sincronia, uma vez que você, obviamente é apenas uma pessoa e não pode estar em constante conflito: Dizem que quem age bem em um aspecto de sua vida, agirá bem em todos os seus aspectos.

Os valores devem ser resumidos, mas não podem se limitar apenas a uma palavra, por exemplo: VERDADE. É preciso explorar um pouco mais o conceito de valores, buscando entender seu significado e as suas implicações na vida prática. Do contrário, serão apenas palavras amontoadas em uma lista genérica que não servirá para muita coisa.

A ideia é que os valores sejam sua bussôla, seu norte, sua ferramenta para ter uma vida digna e alinhada com seus maiores propósitos.

Não se esqueça: Antes de tudo, os valores servem para o seu diálogo interno e em primeiro lugar para as ações consigo mesmo. Se você escolhe a verdade, em primeiro lugar você não pode mais se enganar. Você não pode mentir para si mesmo e nem ter uma postura conflitante com os seus valores ideais. Nem mesmo para agradar os outros, você não pode ser conflituoso nem mesmo “da boca pra fora”. Você não pode dizer a você e ao mundo que está numa dieta mas quando está sozinho se encher de porcaria.

Se a sua prioridade é a busca pela verdade diante de si mesmo, então você precisa ser sincero, mesmo que isso significa perder em outras áreas de sua vida. Ser sincero e verdadeiro também não significa ser um idiota que não sabe a sutil arte da escolha das palavras e de como escolhe-las de acordo com a pessoa ou a situação.

Os seus valores devem ser tratados como uma planta, uma sementinha que é plantada no nomento da sua escolha consciente que está realizando a partir do momento de reflexão. Com o passar do tempo essa semente vai crescer e se tornar forte e robusta, como uma árvore firme e bem nutrida, indestrutível. Até você conseguir chegar nesta fase, terá que passar por muitas dificuldades, tempestades, até se tornar forte e segura. Quanto mais você exerce seus valores, maiores eles ficarão. Se você os quebra, eles enfraquecem e morrem dentro de você.

Muitas vezes você não vai conseguir agir 100% de acordo com os seus valores, o que é perfeitamente normal especialmente se você vem de uma mudança de paradigma recente. Porém, pense e reflita também sobre seus acertos e sobre como você fortaleceu seus valores em outras situações, não qualifique somente seus atos negativos, a vida é feita de vitórias e derrotas.

Quando escrevi sobre isso pela primeira vez, pensei em alguns valores que eu gostaria de adicionar à minha vida e cheguei a um desses valores sobre a verdade e autenticidade. Muitas vezes eu posterguei situações ou menti para mim mesmo para evitar a verdade e o enfrentamento. Hoje, além de continuar atento a este valor, preciso nutri outros, mas por exemplo, busquei expandir para além da simples palavra verdade ou antenticiade, dando um norte:

  1. Verdade / Autenticidade: Agir de forma clara e consciente perante as pessoas em todos os aspectos. Não me submeter a situações indesejadas apenas para agradar ou ser “um cara legal”. Não me submeter ou baixar a cabeça para abusos e/ou pessoas abusadoras. Buscar em primeiro lugar, um diálogo verdadeiro comigo mesmo. Não propagar falsas verdades ou incertezas, o que sair da minha boca, bem como minhas atitudes, devem revelar sempre a verdade de quem eu sou; A busca da verdade não pode cegar ao questionamento constante das minhas próprias verdades, um homem que se engana não vive a verdade - e quando a verdade se mostrar ilusória, devo cultivar a humildade para mudar de opinião; Antes de julgar alguém ou alguma situação, devo permitir o direito a defesa, como forma de contemplar a verdade dos fatos.

  2. Anti-Preguiça - Modo-Ação: Sair do modo passivo, absorvedor de informações, consumista. Passar para o modo ativo. Tirar as ideias do papel, usar o tempo de maneira positiva e produtiva sem ter medo das consequências, que inclui o próprio enfrentamento da minha incapacidade e incompetência para certos projetos dos quais eu me julgara capaz.

Desafio - Questionar-se

  1. Eu ralmente sei quais são meus valores?

  2. De onde eles vêm?

  3. São uma escolha minha ou foram herdados/absorvidos de outros lugares?

  4. Quanto enfrentar alguma situação difícil, usar os seus valores como norte.

Marco Aurélio - Meditações - Citação

Então você sabe como as coisas estão. Agora esqueça o que eles pensam de você. Fique satisfeito se puder viver o resto de sua vida, por mais curta que seja, como sua natureza exige. Concentre-se nisso e não deixe nada distraí-lo. Você andou por todos os lados e finalmente percebeu que nunca encontrou o que procurava: como viver. Não em silogismo, nem em dinheiro, fama ou autoindulgência. Em lugar nenhum.

  • Então, onde pode ser encontrado? Na prática do que a natureza humana requer.

  • Como? Através dos primeiros princípios. Que devem governar suas intenções e suas ações.

  • Quais princípios? Aqueles relacionados ao bem e ao mal. Que nada é bom exceto o que leva à justiça, autocontrole, coragem e livre arbítrio. E nada é ruim exceto o que faz o oposto.