Hacks de Produtividade de Ali

Ali Abdall

Esse cara criou um verdadeiro império do YouTube com vídeos de produtividade. Sem precisar criar coisas mirabolantes como por exemplo, o Mr. Beast. A sua história é realmente impressionante.

Isso tudo em um período de 6 anos, o que torna a história ainda mais interessante. Eu já seguia ele há um tempo e acabei parando por achar o conteúdo um pouco repetitivo, como se eu já tivesse consumido o suficiente do material que ele colocava online.

Mas trombei com esse vídeo sobre hábitos e geração de tráfego no canal do Youtube e percebi que ele agora foca em ensinar as pessoas como ter sucesso no Youtube, vendendo também um curso, ele é muito sutil na venda:

https://www.youtube.com/watch?v=vBqOMLd1ZQk

Não tenho interesse em comprar o curso dele, já que custa mais de mil dólares! Mas vou sistematizar os hábitos dele e depois falar sobre um outro vídeo, de um aluno dele em um desses cursos:

Intro Bombástica - HOOK

Ele não fala isso, mas a intro dele é uma sequência bombástica de cortes contando a história dele e dos milhões de seguidores que ele possui. Esse é um quesito básico para um vídeo de sucesso.

MacDonalds Principle/Habit

A ideia é usar pequenos blocos de tempo. Parar de usar esses curtos períodos para navegar no Instagram, jogar um joguinho no celular ou fazer qualquer outra atividade inútil. Esses pequenos blocos, de aproximadamente 7 minutos, já são o suficiente para criar, produzir e pensar. É importante que você não desperdice esses períodos. Para isso, tenha sempre a mão as suas ferramentas de produção (celular, notas, cadernos, notebook etc).

Avatar Habit : Mantenha o “Level UP”

Nesse ponto ele faz uma comparação com o desenho animado “avatar” em que o personagem mantem-se sempre em constante aprendizado. Uma questão que deve SEMPRE estar em evidência: O que eu preciso aprender ou melhorar para me manter subindo de nível?:

  1. Falar melhor, me adaptar melhor à câmera;
  2. Princípios de gravação de vídeos, aprender sobre som e áudio;
  3. Melhorar Marketing, SEO, busca de palavras chave;
  4. Melhorar edição de vídeo, criação de conteúdo digital;
  5. etc …

Journaling

Ele menciona brevemente a importância de manter um diário e aprendizado constante. Provavelmente fale mais sobre isso em outros vídeos.

Starbucks Habit - Criar Sistemas

O sucesso do Starbucks e outras franquias famosas está no fato de conseguir uma excelência de padronização tão impressionante que a experiência ocorre de forma igual em qualquer lugar do mundo. Isso é devido a processos internos, que tornam aquele sistema perfeito e fácil de ser replicado. Pessoas sem experiência conseguem fazer um café igual a um barista profissional com um treinamento simples.

Infinite Gaming - Não pensar em um objetivo, manter-se no jogo para SEMPRE

Esse conceito é bem interessante para evitarmos a armadilha de esperar um resultado. Criei um vídeo X e ganhei poucas visualizações e seguidores, VOU DESISTIR. Ou, vou parar quando eu atingir X seguidores. O melhor é pensar no Youtube como um sistema eterno, que nunca terá fim e que será constinuado mesmo se você não mais precisar dele, alguns elementos chave são importantes:

  • Não ser patrocinado => Fim da liberdade e legitimidade do conteúdo;
  • Que tipo de hábitos eu preciso adotar para continuar?
  • Questionamento: Eu me manteria nesse jogo se eu ganhasse na loteria?
  • Não se esqueça: TIRE O SUCESSO DA EQUAÇÃO

Pot Games : Qualidade x Quantidade

Causo do desafio dos potes. Quem fazia melhor? 1 por dia com grande qualidade por 30 dias. Ou 10 por dia independente da qualidade? Com o tempo e o MINDSET de queerer melhorar é possível ter quantidade e qualidade. Porém, não se esqueça do MINDSET: Um pedreiro ruim que não pensa em melhorar sempre vai ser um pedreiro ruim.

The Birdsong Habit

Prestar atenção nas coisas a sua volta para implementar na geração do conteúdo. Ele faz uma comparação com pessoas que conseguem identificar o canto dos passarinhos. Como se existisse uma habilidade a mais a ser aprendida, o que eu chamo de MODO PRODUTIVO. Sair do modo passivo e entrar no conceito de produzir.

The Flywheel Habit -> Bola de Neve

Não entendi muito bem esse conceito, talvez por alguma limitação linguística. Ele fala de uma engrenagem voadora. Pensei na tradução como um “efeito bola de neve”. Em resumo: o mesmo esforço empregado hoje, irá gerar um reflexo muito maior futuramente, precisamos considerar o efeito de pequenas melhorias ao passar do tempo, criando um compounding effect como ele diz.

Micro Speed. Macro patience = Gary Vaynerchuk.

The Stormlight Habit

Jornada antes do destino. Se divirta no processo!

Coisas que ele usa que são legais de implementar nos vídeos

  • Progress Bar por capítulo
  • Cortes com PIP (Picture in Picture)
  • Typewriter Effect nas Citações
  • Transição Rápida c/ Texto - Pause (Aluno)

A Jornada do Aluno

https://www.youtube.com/watch?v=_03bRTobieo

Optimizar o que as pessoas vêem primeiro:

  1. Título
  2. Thumbs
  3. Hook

Consistência: Manter a produção de conteúdo sempre

Unfair Advantage of your Channel: O que você sabe mais do que os outros que pode lhe dar uma vantagem?

  1. Adobe
  2. Conhecimentos Específicos
  3. O que você possui: Cenário Legal - Câmera - Bom Microfone etc
  4. Quem você conhece que pode lhe dar uma vantagem?
  5. Qual experiências podem ser boas para seu canal, o que conhecimento você pode levar?

Don’t worry about your NICHE: Não se preocuope, com o tempo seu nicho vai emergir de acordo com os seus interesses pessoais

Channel Uniqueness => Better By Design Framework - Ranquear de 1/5 cada item

  1. Intellect
  2. Awe
  3. Personal Connection
  4. Video Length
  5. Visual Effects
  6. Cinematography
  7. Storytelling
  8. Humor
  9. Qualidade
  10. Honestidade
  11. Uniqueness
  12. Value-packed and/or Actionable
  13. Personality
  14. Perceived Effort
  15. Title e Thumb
  16. Hook
  17. Aesthetics e Branding