Latex

Para quem nunca ouviu falar, LaTeX é um editor de textos que remonta às decadas de 70 e 80 (iniciado pelo TeX) e foi desenvolvida para permitir a edição de artigos e livros de alta qualidade por qualquer pessoa.

Esse sistema está por aí até hoje, o grande problema é que ele é modelo de software que não é acessível para muitas pessoas, devido a sua complexidade e forma de trabalho.

Diferente do Word, em que você vê o que escreve, no LaTeX você vai precisar de uma compilação, então você não ve o que escreve.

Overleaf

O Overleaf é uma plataforma para você trabalhar com o Latex de uma forma mais simples, pela nuvem, e com uma compilação praticamente em tempo real, o que diminui a dificuldade de utilizar esse sistema.

Inclusive o Overleaf disponibiliza templates (modelos) para você trabalhar mais fácilmente, inclusive que respeitam as normas brasileiras técnicas (ABNT).

Combinando essa ferramenta com alguns modelos prontos, é muito fácil criar determinados trabalhos que precisam seguir a determinadas regras específicas, de forma que o usuário só precisa focar no conteúdo final.

Patentes

Considerando todos estes tópicos, acabei encontrando um modelo perfeito para um problema que eu estava enfrentando em um pedido de patentes que eu estava fazendo o requerimento.

Depois de ler tantas regras da INPI, acabei desistindo de tentar montar um modelo ideal e busquei um template, por sorte, encontrei uma produção quando você for escrever uma patente do Yuri Molina Rodriguez e Cleonilson Protasio de Souza na plataforma da Ovearleaf.

A partir daí foi muito fácil dar continuidade ao pedido, basta seguir as diretrizes que o próprio modelo já deixa específico para você.

Confira o modelo aqui.