Autohotkey alternativa para linux texpand espanso

Desde que passei a usar exclusivamente o Linux há mais ou menos três anos, buscava uma alternativa para o autohotkey que foi inclusive, um dos meus primeiro contatos com o mundo da programação, ainda que de forma mais simplificada com apenas alguns scripts que me ajudavam no dia a dia.

Mas nunca achei uma alternativa a altura para esse programa. A situação até não foi tão precária porque muitos programas ajudaram na automação de lá para cá, a exemplo do WhatsApp que criou (pelo menos no business) automatização de algumas frases.

Enfim, depois de muitas tentativas frustradas, aplicativos complicados e que tinham funcionalidades reduzidas, algumas semanas atrás me deparei com esse aplicativo, espanso.

Eu já criei vários atalhos e inclusive helpers que me ajudam a logar em alguns sites evitar digitação excessiva, incluindo:

  • Contas correntes e pix;
  • Ajuda em atalhos de símbolos de teclado, exemplo: § e nº.
  • Email e Endereços;
  • Data atual

Configuração

A configuração do aplicativo é bem fácil, basta escolher os delimitadores do seu texto, o atalho, por exemplo ;email para a expressão expandida e pronto! O app é extremamente rápido e responsivo.

A configuração é através do arquivo yml que é um modelo muito utilizado para diversas configurações, só cuide muito com os espaços e identação das linhas e parágrafos.

Comunidade

Ainda não tive tempo de acessar a comunidade, tirar dúvidas e testar funcionalidades mais complexas, como eu fazia com o autohotkey, mas no momento, tudo que eu tentei e que eu precisava com o espanso está sendo suficiente e muito bem executado, vale a pena testar.